See All CardsSprint.com/now

segunda-feira, 16 de março de 2009

Enoque



Uma das histórias que mais me fascinam na bíblia é a história de Enoque.Ele foi uma das duas únicas pessoas que nos tempos das Escrituras foram arrebatados e nunca mais voltaram.Seu nascimento foi a muito tempo atrás mesmo, logo no começo da bíblia, antes mesmo do nascimento de Noé.Ele viveu 365 anos aqui na terra.
Esta história me fascina porque para mim Enoque era um homem que levava um vida normal, como a nossa, mas soube fazer essa vida diferente andando com Deus e tendo muita intimidade com Ele.A outra pessoa que foi arrebatada foi Elias, muito tempo depois, mas Elias era profeta e Deus fazia muitos atos impressionantes antes através de Elias e temos muita informação a seu respeito.Talvez por isso não me fascine tanto.Infelizmente não temos muita informação sobre Enoque, os versículos que encontramos sobre ele são:
“Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém.Andou Enoque com Deus; e , depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”
Consequentemente, creio que tenha levado uma vida mais normal.Imagino Enoque andando pelas ruas e sempre conectado com Deus, sempre falando com Ele e Deus o respondia.Eu quero esse nível de intimidade ou maior [se ainda existir].
Passamos nosso tempo com Deus, geralmente 1 hora ou mais e saímos de lá muito satisfeitos.Mas quanto tempo será que Enoque passava com Deus?No mínimo 24 horas por dia, os sete dias da semana.Ele andava tanto com Deus, que Deus resolveu trazer ele logo para junto de si.Enquanto estava trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa eles deviam estar em contato.E isso no tempo que não existia Jesus para nos representar e para nos redimir.Imagine quanta intimidade não podemos alcançar tendo Jesus [Nosso irmão mais velho] para nos representar.
Portanto, devemos nos empenhar e orar ao Senhor por mais intimidade.Vivemos num mundo mais atarefado do que nos tempos de Enoque, mas creio que sabendo colocar o Senhor na frente de tudo [isso se chama honrar ao Senhor], podemos ir alcançando níveis de intimidade maiores.Não tem uma fórmula para isso.Sabemos que não é fácil manter todos os dias uma comunhão com Deus, mas para honrá-lo algumas vezes somos constrangidos.Afinal, Ele nos comprou e nos adotou pelo maior preço possível: a vida do seu Filho.E em troca de passarmos tempo com Ele, saímos com uma satisfação que não existe em qualquer outra coisa do mundo e desfrutamos da Sua presença que nos revigora e nos renova.

2 comentários:

Unknown disse...

Sabe, você está certíssimo. Enoqe foi um homem que compartlhou o melhor do seu tempo a Deus. Ele não poupou as 24 horas do seu "precioso" tempo! Muito pelo contrario; ele se dedicou interamente a Deus.
Eu fico imaginando um possivel diálogo entre Deus e Enoque tal como; Enoque: Senhor, preciso durmir para revigorar as forças. E o Senhor dizendo: Enoque, não olhe agora, mas vc é meu. O seu corpo já não é mais corruptivel e seu espirito já está gozando da boa perfeita e vontade que emana de mim!
Pode ser uma ficção da minha mente, mas Enoque foi um exemplo de santidade com Deus e intimidade com o Altíssimo!

Fica com Deus

Diego Almeida disse...

Deve ter sido bem assim mesmo, Moisés! hehehehe