See All CardsSprint.com/now

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Somos parte de Efraim?


Hoje estava conversando com minha prima Wendy sobre esse tema e o quando não nos damos conta disto.A resposta para a pergunta é Sim, se você fez uma aliança com Yeshua assim como eu fazemos parte da tribo de Efraim.Vou explicar melhor.
Primeiro vamos ver o Ezequiel 37:15-28:

"15 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 16 Tu, pois, ó filho do homem,
toma um pedaço de madeira e escreve nele: Para Judá e para os filhos
de Israel, seus companheiros; depois toma outro pedaço de madeira
e escreve nele: Para José, pedaço de madeira de Efraim, e para toda
a casa de Israel, seus companheiros.17 Ajunta-os um ao outro, faze deles
um só pedaço, para que se tornem apenas um na tua mão.18 Quando te
falarem os filhos do teu povo, dizendo: Não nos revelarás o que significam
essas coisas? 19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que tomarei
o pedaço de madeira de José, que esteve na mão de Efraim, e das
tribos de Israel, suas companheiras, e o ajuntarei ao pedaço de Judá,
e farei deles um só pedaço e se tornarão apenas um na minha mão.
20 Os pedaços de madeira em que houveres escrito estarão na tua mão,
perante eles.21 Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei
os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congragarei
de todas as partes, e os levarei para sua própria terra.22 Farei deles uma
só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei será rei de todos
eles.Nunca mais serão duas nações, nunca mais para o futuro se dividirão
em dois reinos.23 Nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem
com suas abominações, nem com qualquer das suas transgressões;
livrá-los-ei de todas as suas apostasias em que pecaram e os purificarei.
Assim, eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.24 O meu servo Davi
reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus
juízos, guardarão os meus estatutos e os observerão.25 Habitarão na terra
que dei a meu servo Jacó, na qual vosos pais habitaram; habitarão nela,
eles e seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo,
será seu príncipe eternamente.26 Farei com eles aliança de paz; será aliança
perpétua.Estabelecê-los-ei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no
meio deles, para sempre.27 O meu tabernáculo estará sempre com eles;
eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.28 As nações saberão que eu
sou o Senhor que santifico a Israel, quando o meu santuário estiver para
sempre no meio deles.

Continuando o raciocínio, Efraim foi filho de José com uma egípcia que era gentia.Além disso ele foi eleito o primogênito sobre as outras tribos de Israel como vemos en Gênesis 48:13-20, pois Rúben perdeu a primogenitura quando se deitou com as cocumbinas de seu pai Jacó.Desde o início Deus tem um plano.Nós que antes éramos gentios estávamos representados em Efraim.Ezequiel, que era sacerdote e profeta, fez esse ato profético demonstrando que Efraim se juntariam a Judá e os dois de tornariam um só.Através do sacrifício do Messias, isso se tornou possível.

Quando fazemos um aliança com ele somos enxertados nele e na tribo de Judá consequentemente, pois Yeshua é da tribo de Judá, assim como a vara de Efraim que somos nós que éramos gentios e que fizemos essa aliança, como é dito no verso 22.
Assim nós tornamos judeus e como diz em Ezequiel um só rei reinaria sobre nós, Davi.Sabemos que Davi morreu mas Yeshua é da descendência dele é chamado raiz de Davi, cumprindo a promessa que Deus fez ao mesmo que dizia que ele teria um descendente que reinaria eternamente.Portanto, Yeshua é o Rei que reina lá no céu, mas que brevemente [sétimo dia, ou o milênio do Messias] reinará aqui na Terra, em Jerusalém sobre todas as nações, e sobre os judeus [Judá] e os gentios que se tornaram judeus [Efraim] e parte de Judá e Ele será o tabérnaculo de Deus que habitará na Terra para sempre como diz no verso 27.

Além disso, sobre nós tem que haver uma mesma lei e os mesmo estatutos [verso 24].Mas que lei e que estatutos são esses? A Torah [ou Pentateuco ou os cinco primeiros livros da bíblia] que Deus deu ao seu povo para vivessem uma vida de acordo com Sua vontade.Deus nunca mudou e nunca vai mudar, Ele nunca pediria para ser escrito algo [como a Torah] para não valer mais nada depois.O próprio Yeshua cumpriu tudo e nos disse que nunca veio para revogá-la [Mateus 5] mas ainda instruiu que a cumpríssemos [Mateus 23:1-3].Mas não podemos fazer isso com Judaísmo no meio, porque isso foi o que Ele recomendou que não fizéssemos, mas que seguíssemos a Palavra e muito menos com coisas do Cristianismo que surgiram desde Roma
[verso 23]. Claro que os sacrifícios e leis sacerdotais não precisam ser cumpridas pois isso foi adicionado depois que o povo pecou com o bezerro de ouro.Paulo entendeu isso em Gálatas 3:19.O resto devemos cumprir pois se quebrarmos um deles é pecado [1 João 3:4] e atraímos maldição.

Enfim, se somos parte do corpo do Messias, devemos andar como ele andou [1 João 2:6] e você acha que Jesus andou como aqui na Terra? Cumprindo a Torah ou não?

Nenhum comentário: