Salvação vem do grego, soteria no caso do substantivo e sozo no caso do verbo, e não significa "ah, eu vou para o céu", mas siginifica cura, libertação, resgate, etc. Já expliquei num post anterior que o caminho para alcançar essa salvação é através da fé em Yeshuah Hamashciah (Jesus Cristo, em hebraico).Quando você crê que Ele é o único caminho para isso e confessa que Ele é o seu Senhor acontece você não garantiu apenas a sua "ida ao Céu" como muitos pensam e eu já havia pensado, mas aconteceu em você tudo o que a palavra salvação em grego determina: cura, libertação, resgate, justificação.
E o que algumas pessoas não entendem também, é que a partir desse momento você passa a ser um judeu, mas um judeu messiânico que crê que Yeshuah é o Messias, é isso o que Paulo diz na carta aos romanos capítulo 2, versículo 29: "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus", que não é nada mais nada menos do que uma citação ao Velho Testamento, Deuteronômio 10:16 : "Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz." e Jeremias 4:4 : "Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras." A Nossa circuncisão é no nosso coração, desde o momento em que cremos em Yeshuah e confessamos que Ele é o nosso Senhor e nós é que somos judeus de verdade,como vimos em Romanos 2:29. Além disso a partir desse momento nós nos tornamos parte do corpo de Jesus, e Ele é judeu, então também somos judeus, mas judeus messiânicos e fazemos parte do povo de Israel de verdade, pois Deus já havia falado em Exôdo 12:48: "Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa do SENHOR, seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela." Nosso cordeiro da Páscoa foi Jesus, o sacrifício perfeito que morreu, mas ressucitou ao 3º dia e com isso nos tornamos parte do povo de Israel. è isso que Paulo fala em Efésios 2: 8-13 :
"8 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 - não de obras, para que ninguém se glorie. 10 - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. 11 - Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12 - naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo 13 - Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo."
E sendo povo de Israel, estamos sujeitos a mesma lei deles, a Torah [cinco primeiros livro da bíblia] e também herdamos todas as promessas que encontramos na Bíblia é por isso que podemos tomar posse de todas elas. E também é por isso que quando quebramos a Torah [ isso é que é o pecado, I João 3:4 - "Porque todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a trangressão da lei"], estamos sujeitos as maldições específicas de cada pecado, descritas na Torah e devemos portanto confessar o nosso pecado pedindo também a Deus que leve a maldição atraída por ele.
A Torah e o Velho Testamento não passaram e nem foram abolidos, Deus não seria burro de mandar escrever coisas que depois eram para ser esquecidas. As únicas coisas que não devemos cumprir são os sacrifícios e as leis sacerdotais, pois Jesus é o nosso sacrifício perfeito e o nosso sumo-sacerdote.A gente esquece que o que Jesus pregava era o que tinha no Velho Testamento (Torah, Salmos e Profetas), afinal o Novo só veio aparecer depois que Jesus já tinha morrido e é composto de livros que falam da vida de Jesus, da vida do apóstolos e de cartas explicando aos gentios as coisas do Velho Testamento. Em João 1, vemos que Jesus é o verbo, Jesus é a palavra do Senhor que se fez carne, Ele próprio é a Torah. Ele é a representação viva da arca da aliança, que continha as duas tábuas da aliança com os 10 mandamentos, um pouco do maná e a vara de Arão que floresceu, justamente por ser Jesus a própria palavra de Deus, a provisão do Senhor que desceu do céu [maná] e que traz renovo, restauração [vara de Arão florescida], consequentemente Ele não poderia pregar outra coisa, mas deveria ser o cumprimento da Torah. E é por isso que Ele fala em Mateus 5:17-18 - "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." e recomenda que cumpramos a Torah em Mateus 23:3 - "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.". E o que era que os fariseus ensinavam?? A Torah, Salmos e Profetas; ou seja a Tanah [Velho Testamento].
Enfim, devemos desenvolver a nossa salvação obedecendo TODA a Palavra do Senhor, e não apenas algumas partes que forem convenientes, afinal quando andamos em obediência as bençãos correm atrás de nós, não é uma decisão fácil assumir que devemos cumprir toda a Palavra do Senhor e obedecer tudo pode não parecer fácil, mas tudo o que fazemos pelo temor ao Senhor e por amor a Ele termina se tornando mais fácil, pior é ter que arcar com as consequências da quebra da Torah [maldições]. Mas não devemos nos preocupar, pois Jesus já falou em Lucas 24:44-45: "A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;"
que abriu o nosso entendimento para compreender as Escrituras, e que raios de Escrituras eram essas que Ele estava falando???
Toda a Tanah [ o velho Testamento, Torah, Salmos e Profetas], afinal, como já tinha dito Novo Testamento ainda não existia nessa época.